Novidades na marcação de exames pelo SUS em São Gonçalo

Agilidade para cuidar da saúde do cidadão

Por MARCELO COUTO / REDAÇÃO NDM 29/06/2017 - 10:29 hs
Foto: Secretaria Municipal De Saúde de São Gonçalo
Novidades na marcação de exames pelo SUS em São Gonçalo
Secretário de Saúde de São Gonçalo, Dimas Gadelha.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo vai lançar, em julho, um aplicativo pioneiro na marcação de exames do Sistema Único de Saúde (SUS), o “Saúde.com”. Os usuários receberão resposta de agendamento em 72 horas, via SMS do celular cadastrado ou consultando o próprio aplicativo. Serão informados o dia, local e a senha de acesso para levar até o local da marcação.

"É um grande desafio para a nossa gestão, mas a população precisa de uma resposta mais rápida da nossa Central de Regulação. Com o aplicativo, vamos agilizar a marcação de exames e também a resposta deles", conta o secretário de Saúde de São Gonçalo, Dimas Gadelha. 

O aplicativo “Saúde.com”, que será usado agora para as marcações de exames, já funciona, desde 2015, para a população encontrar especialidades médicas, avaliar unidades de atendimento e até informar pontos de focos do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Zika, Dengue e Chikungunya.

Moradores de São Gonçalo poderão usar essa nova ferramenta, em fase de teste, a partir da primeira quinzena de julho. 5 tipos de exames poderão ser marcados nesse primeiro momento: mamografia, densitometria óssea, endoscopia, tomografia e videolaringoscopia.

"O paciente sairá da consulta e com o pedido em mãos já poderá marcar o exame. Já está quase tudo pronto. Estamos treinando as equipes e ajustando detalhes no sistema", adiantou o secretário. 

O prefeito José Luiz Nanci aprovou a iniciativa e aponta que esta é mais uma ação para agilizar o atendimento na rede de saúde. 

"Hoje o trâmite para marcação das consultas é demorado. Queremos mais agilidade nesse processo. Usando a tecnologia ao nosso favor iremos facilitar a realização dos procedimentos ", explica o prefeito. 








Deixe seu Comentário